ad argumentandum tantum - traducción al portugués
Diclib.com
Diccionario en línea

ad argumentandum tantum - traducción al portugués

Tantum Ergo

ad argumentandum tantum      
Somente para argumentar.
Concessão feita ao adversário, a fim de refutá-lo com mais segurança.

Definición

ad
prep (lat ad)
1 Aparece em várias locuções latinas usadas na linguagem corrente: ad libitum.
2 Ocorre como prefixo, exprimindo movimento para, direção, aproximação e vários outros sentidos: adaptar, aderir, adventício, advogar.
3 É a origem do prefixo vernáculo e da vogal protética a: adoçar, alâmpada.
ada1suf (lat -ata) Forma substantivos, com a idéia de feito de (goiabada), coleção (galinhada), golpe, pancada (bordoada), próprio de (fanfarronada), tempo (noitada).

Wikipedia

Tantum ergo

Tantum ergo (Brasil: Tão Sublime Sacramento / Portugal: Veneremos Adoremos) são as palavras iniciais das duas últimas estrofes do Pange lingua, um Hino Latino Medieval escrito por Santo Tomás de Aquino para adorar o real Corpo de Cristo presente verdadeira e fisicamente na Hóstia católica.

Estas duas últimas estrofes são cantadas durante as Adorações e Bênçãos do Santíssimo Sacramento na Igreja Católica e outras igrejas que adotam estas práticas.

Por volta do ano 1264, segundo alguns biógrafos, para celebrar a festa de Corpus Christi o Papa Urbano IV encarregou dois frades, o frade franciscano São Boaventura e o frade dominicano Santo Tomás de Aquino para a criação do Ofício. Quando o Pontífice começou a ler em voz alta o ofício feito por Santo Tomás de Aquino, São Boaventura foi rasgando o seu em pedaços.